Afinal, o que é Branding?
10 de fevereiro 2017 | Branding, Comunicação, Marca | Eduardo Shor
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Branding é como se você tivesse um pequeno ônibus para ajudar as pessoas a cruzarem uma velha estrada à noite, numa cidade do interior. O serviço é bom, o veículo seguro, o preço adequado, a viagem agradável e os clientes estão muito satisfeitos. Mesmo assim, por que será que eles começaram a preferir o seu concorrente? Talvez tenha chegado a hora de fazer algo que você nunca fez direito pelo seu negócio. Em vez de só vender passagens, será preciso se preocupar com a construção da sua marca.
E como se constrói uma marca? Caso dê para resumir em uma palavra, uma marca se constrói com conhecimento, porque branding passa por relacionamento e as empresas precisam conhecer seus públicos para se relacionarem com ele. Mas branding é mais do que isso, também é percepção. Ashley Friedlein, fundador do grupo de pesquisa e treinamento Econsultancy, diz que “branding é a soma das percepções que uma pessoa possui de uma organização“, seja ela um cliente, fornecedor, colaborador ou alguém distante. Uma das maiores conquistas do branding é quando mesmo com um produto semelhante ao da concorrência sua marca é tão superior e valorizada que o próprio consumidor se dispõe a pagar um preço mais alto para estar em contato com ela.
Pessoas gostam de ver que estão sendo bem tratadas, que as organizações cuidam do lugar onde atuam e da qualidade das matérias-primas que usam. Pessoas gostam de ser bem recebidas, de ganhar tempo, viver com conforto e ter a certeza de que o investimento na aquisição de um produto valeu a pena. Ao conhecer o seu target você vai poder entregar a ele a melhor experiência, seja uma visita à loja, o contato com o SAC, a assistência técnica ou o que for – não necessariamente uma experiência de compra. Branding diz respeito a emoções e quanto mais emoções positivas sua empresa gerar nesse relacionamento maior será a chance de o cliente reaparecer ou, para usar uma palavra da moda, se tornar seguidor ou fã.
O branding mostra que uma empresa de sucesso não apenas vende, mas se relaciona, gera cumplicidade, credibilidade e desperta sensações. Construir marcas tem a ver com as palavras que você usa para conversar com o cliente, os tipos de imagem no material publicitário, o perfil das ações promocionais, o logotipo, as cores escolhidas, o posicionamento, a história que a organização conta, os valores que cultiva, entre outros. Branding é o que uma empresa tem feito pelos consumidores, pela sociedade e a forma como tem agido para alcançar seus propósitos.
A Starbucks, por exemplo, se propõe a ser o terceiro lugar, depois da casa e do trabalho. Mais do que uma simples cafeteria, um ambiente acolhedor e amigável onde as pessoas possam tomar um delicioso café. E esse delicioso café vai desde o nome do cliente no copo até os confortáveis sofás espalhados em cada unidade, onde a compra do lanche é mero detalhe. Para fazer branding as marcas têm que ir muito além do fazer. Precisam realizar e serem reconhecidas pelo que realizaram.
Será que agora seu pequeno ônibus pode voltar a atrair os clientes perdidos e um dia se transformar numa frota?