Branding na Agência LEN

Seja qual for o tamanho da sua empresa, construir uma sólida estratégia de marca é uma importante vantagem competitiva.

Marca é relacionamento, mas também experiência. Vai além do logo e do nome no seu cartão de visitas. Marca é a personalidade do seu negócio, um filme 360 graus da sua empresa. É a forma como a organização fala, a maneira como o cliente compra, o que seus colaboradores pensam, o atendimento, o acesso e até a superação das expectativas.

Uma marca sólida reduz custos, primeiro porque você pode se tornar referência no setor em que atua. E uma referência atrai clientes com menos esforço, já que as pessoas gostam de fazer negócio com quem estão mais familiarizadas. Além disso, marcas consistentes criam valor, despertando maior interesse dos consumidores, que se dispõem inclusive a pagar um pouco mais por serviços de empresas com as quais eles se identificam.

No âmbito interno, a plataforma de marca, com sua missão, visão e valores, serve de guia para que todas as decisões sejam sempre coerentes com a forma de pensar e agir da empresa. Isso fortalece o relacionamento com os stakeholders, a fidelização dos clientes e por sua vez os resultados.

Construir marcas sólidas conecta pessoas e ajuda a engajá-las em ideias, projetos e ações, contribuindo para uma cultura dinâmica de proatividade, dedicação e cumprimento das metas corporativas.

A primeira pergunta a fazer é: tenho uma estratégia de marca definida para meu negócio?

Se a resposta for “não” ou “tenho dúvidas”, precisamos dizer a você que sua empresa pode estar perdendo dinheiro. Uma estratégia de marca sólida permitirá atrair e reter clientes de forma mais eficaz. Ajudará a reduzir as pressões de preço e mercado que qualquer empresa enfrenta.  

Comece se perguntando qual a sua promessa de marca? Qual o propósito da criação da sua empresa? A quais consumidores isso é relevante?

Entender esse contexto e tangibilizá-lo é fundamental para a construção da sua estratégia de marca, pois ela será o guia para tudo o que sua empresa se propõe a fazer (e como ela faz), dos seus produtos e serviços, do atendimento e relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores e de sua comunicação interna e externa.

Agora, se a resposta for “sim, eu tenho uma estratégia de marca”, parabéns. Certamente, sua empresa já está um passo à frente e talvez sua necessidade pode ser reposicioná-la por questões de mercado, um projeto de fusão ou levar a empresa a outro nível de performance. Nesse caso, execução e alinhamento interno são os caminhos que você mais precisa.

5 fatores essenciais para garantir o sucesso de um projeto de branding

1- Entender que o projeto não é da área de marketing, e sim da empresa.


2- A direção da empresa é a responsável pelo projeto enquanto o marketing é o gestor


3- Envolver pessoas-chave de diversas áreas, pois depois elas serão as responsáveis por garantir as experiências interna e externamente


4- Garantir recursos de budget e tempo ao projeto


5- Escolher um parceiro que tenha experiência, metodologias, visão de negócios e prática na operação ou campo.

CASES

 

Conheça nossas áreas de atuação:

^