12 dicas de branding para conquistar consumidores
9 de fevereiro 2017 | Agência LEN, Branding, Comunicação, Marca | Diego Fávero
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Se você está pensando em criar uma empresa ou reposicioná-la no mercado, esse texto, com 12 dicas de branding lhe ajudará a traçar um caminho. Muitas empresas, quando são criadas, começam por um caminho “errado”: a criação do logo. Errado porque não é um logo que deve ser criado e sim uma marca. Esse é um dos caminhos mais seguros para a construção de uma estratégia sólida de entrada no mercado e garantir, desde o início, a imagem que você deseja que seus públicos a reconheça.
Por outro lado, empresas já consolidadas no mercado ou que partem para uma fusão, muitas vezes, precisam de um reposicionamento de imagem e/ou marca. Buscam agências especializadas para garantir que sua marca não comece afundar e perca sua fatia do mercado para a concorrência. O branding pode dar esse caminho e o rumo certo a seguir. É por meio das estratégias de marca, planejada e executada de maneira correta que fará com que seu consumidor lembre de você do jeito que você gostaria que lembrasse. Por que será que consumidores preferem algumas marcas, sendo que seus concorrentes possuem os mesmos produtos? É o valor da marca.
Marca não é só logo e sim a soma de diversos fatores que os consumidores percebem sobre sua marca. Separamos X dicas rápidas sobre branding paras que você tenha um futuro mais assertivo. Confira.
1 – Defina sua Persona
Comece desenhando sua buyer persona, que é seu público alvo. Esse é o primeiro passo para a construção de sua marca.
2 – Planeje o conceito da marca
Não se preocupe no início no visual do seu logo. Pense em como você quer ser visto e reconhecido por seus consumidores. Quais seus valores, suas características e o que ela representa? Veja o que a torna diferente das outras.
3 – Pesquise a concorrência
Saber com quem você irá “disputar” mercado é importantíssimo, já que a concorrência sempre é muito grande. Saiba o que você não deverá fazer para desviar da mesmice das demais marcas.
4 – Defina sua identidade
Quem é você? Qual sua personalidade? O que está oferecendo de benefício aos clientes? Qual o tom que você se comunicará com seus públicos. Defina sua identidade e mantenha sua personalidade pra sempre. Ninguém gosta de marcas que mudam sempre de personalidade.
5 – Construa um logo profissional
Se você busca criar uma marca forte deve buscar uma agência especializada de branding. Você até pode criar seu logo por R$5 … R$100, mas depois não se desespere quando sua marca não entrar na mente dos consumidores. Criar uma marca vai muito além de criar um logo.
6 – Trabalhe o On e Offline
Seu logo deve ser criado para ser usado no on e off. Nem sempre um logo usado para a comunicação online funciona na comunicação impressa. E vice-versa.
7 – Venda experiências
Seu cliente lembrará mais de você pela experiência de compra do que pelo produto. Veja como consumidores ficam felizes quando recebem seu produto antes da previsão de entrega. Ou quando chegam com uma carta de boas-vindas assinada pelo presidente.
8 – Trabalhe seu público interno
Branding parte da raiz. Seu público interno é o maior defensor e “vendedor” de sua marca. Ou melhor, deve ser. O branding traz toda essa estratégia de como o público interno deve se conectar com sua marca. Funcionários engajados levam sua marca para frente.
9 – Esteja presente nas redes sociais
Parece óbvio, mas muitas empresas ignoram essa comunicação. Não adianta: se você não tiver presente nas redes, seu público vai te colocar lá. Pelo bem ou pelo mal. Alinhe sua imagem de marca e veja quais redes você deve estar presente.
10 – Mensure sua comunicação
Mensure e analise os pontos de comunicação que você tem com seu cliente. Busque aperfeiçoar para trazer seus públicos cada vez mais próximos de sua marca. Busque a interação e não somente a comunicação de uma via.
11 – Comunicação frequente
Por que será que grandes marcas nunca param de anunciar? Quem é visto, é lembrado. Não deixe seus clientes se esquecerem de você. Conte suas histórias mantendo uma comunicação frequente seja no on e off. De preferência, nos dois.
12 – Use os 5 sentidos
Explore os 5 sentidos do consumidor. Ofereça experiências que vão além do comum. Ouse e não tenha medo de arriscar, mas planeje muito bem antes. Quem nunca entrou em uma loja e foi impactado pelo cheiro gostoso do aromatizador de ambiente?
Agora, coloque em prática as dicas de branding
Todo mundo gosta de dicas de branding mas nada adianta se não coloca-las em prática, não é mesmo? Planeje e mãos à obra! Marcas de sucesso começaram do zero e solidificaram-se através de estratégias muito bem pensadas. Se você não possui uma equipe para suas estratégias, é mais garantido que o trabalho seja feito por agências de branding. O caminho do sucesso é garantido para quem sonha alto!