Quando falamos em design a primeira imagem que vem à cabeça é a arte, a forma, as cores, o estilo das fontes, o layout. Mas será que só a beleza do design é o que sua empresa precisa? Nós pensamos que não. Na verdade, acreditamos que você esteja interessado principalmente na habilidade que o design tem de resolver problemas das empresas de maneira atraente e funcional.
Pense em 3 marcas que você conhece e o que as tornam memoráveis. Já pensou?
Provavelmente você pensou em algum produto, alguma embalagem, algum anúncio envolvente, entre outras coisas que envolvam design.
DESIGN É FERRAMENTA QUE VAI ALÉM DA ESTÉTICA
Imagine que você precisa fazer um catálogo institucional da sua empresa. Você sabe tudo o que gostaria de comunicar, mas não sabe a melhor maneira de dizer isso, ou como estruturar a apresentação. É pensando no design que você dará um conceito e forma a esse material.
ENTÃO, O QUE É DESIGN GRÁFICO,
E COMO PODE O BOM DESIGN AJUDAR A SUA EMPRESA?
É a apresentação de ideias e informações para o seu público de forma clara, visualmente atraente, permitindo a você criar uma grande primeira impressão.
Um bom design dá credibilidade instantânea, inspira confiança e lealdade, e claramente comunica sua mensagem para o público com eficiência.
Um bom design gráfico integra todos os elementos da marca. Tipografia, cores, imagens e hierarquia de informações são os recursos que um designer gráfico usa para transmitir com clareza os valores da marca de modo rápido e atraente.
Como na arquitetura é famosa a frase “A forma segue a função”, tudo o que o design usa para aguçar os sentidos da audiência (forma) é apenas ferramenta para colocar em prática suas soluções e estratégias (função).
5 pontos importantes para um projeto gráfico vencedor.
1- Comece se perguntando qual problema ou necessidade o projeto tem que resolver.
2- Construa a hierarquia da informação que deve ser apresentada se colocando no lugar de seu consumidor ou cliente. É uma embalagem? Pense primeiro como ela se destacará na gôndola, depois qual informação deve ser apresentada em destaque para que chame a atenção em centésimos de segundo. Se for um catálogo institucional e de produtos, pense no formato e na capa e depois nos capítulos que serão apresentados. Cada caso é um caso.
3- Prototipar. Soluções tradicionais são sempre úteis. Rascunhar e rabiscar em uma folha em branco ajuda a organizar as ideias e a formatar um bom briefing para sua agência.
4- Invista tempo pensando no conteúdo e testando seu projeto. Com o protótipo em mãos você pode pedir a colegas que usem o material enquanto você os observa e colhe as impressões.
5- Não fique satisfeito com o “tá bonito”. Se as pessoas não entenderem ou absorverem o que você tem a dizer ou vender, avalie se seus conteúdos, mensagens e forma estão claros.
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