Marcas acompanham a evolução de suas organizações. A história que vamos contar agora foi um dos grandes negócios brasileiros do setor de saúde em 2015 e 2016, envolvendo cinco empresas que passaram por um processo de fusão e aquisição, o que demandou uma nova estratégia de marcas.
As cinco empresas transformaram-se em duas e vivem hoje sob o guarda-chuva da holding Adavium Medical – que atende a 3.500 clientes diretos e fatura anualmente cerca de R$ 200 milhões.
Partindo da premissa de que cada empresa deveria atuar de forma independente em seus segmentos mas, ao mesmo tempo, mostrar que pertenciam a um único grupo, o desenvolvimento de uma nova arquitetura de marca foi o primeiro passo para a construção de uma estratégia de marcas.
No caso do Grupo Adavium, optamos por uma estrutura de multimarcas, com nomes distintos para cada empresa, mas com um importante detalhe: o da criação de uma identidade integrada. Uma estratégia para mostrar a força coletiva das empresas e permitir que cada marca operasse de maneira autônoma.
Definida a arquitetura de marca, nos dedicamos à estratégia de criação do nome das empresas. Para o segmento de medical devices, nascia a marca Vydence Medical, resultado da união entre as empresas Advance Medical e Industra, em 2015.
Atuando em um segmento marcado por inovações e resultados, com diversos concorrentes internacionais de peso, o nome da marca precisava ter ótima sonoridade e fácil pronúncia não apenas no Brasil, mas internacionalmente.
Vydence remete a vidência, como a capacidade da empresa de desvendar o futuro e buscar a inovação. Também a evidência, que se refere a resultados seguros e eficazes. Sua comunicação reflete uma marca que já nasceu referência, sendo a maior do Brasil em equipamentos médicos com foco em estética, dermatologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e obstetrícia.
A outra empresa do grupo se chama Vyttra Diagnósticos, criada a partir da junção de Alka, Hemogram e Imunotech, que somam mais de 80 anos de vivência no mercado e formam uma das maiores empresas brasileiras de produção e distribuição de reagentes, equipamentos e insumos para o mercado de diagnóstico in vitro. Seu nome combina o termo in vitro com o que existe de mais valioso para as pessoas: a vida.
Ambas as marcas partilham do mesmo logo da holding Adavium, que teve como inspiração a letra A, trazendo dinamismo e flexibilidade para uma marca que está em busca constante de inovação e evolução. A forma mais orgânica busca também transmitir dinamismo e agilidade. Para o nome da empresa, foi escolhida uma fonte distinta, leve, elegante, atemporal e sem modismos. Cada empresa utiliza uma das cores do logo Adavium. Para Vydence, o azul transmite tecnologia, segurança. Para Vyttra o verde remete a saúde e bem-estar. A cor preta usada no nome completa a identidade, reforçando confiança e solidez.
A etapa de arquitetura e criação das marcas fez parte de um projeto abrangente de branding desde o diagnóstico, com entrevistas em profundidade com colaboradores, clientes e formadores de opinião, elaboração de missão, visão e valores e identidade.