A estratégia de naming certa pode aumentar a eficiência da marca e das vendas
Nomes são parte da estratégia, do propósito e, muitas vezes, a primeira impressão sobre uma empresa, produto ou serviço. Eles conectam a marca a uma série de caminhos e possibilidades. São gatilhos que ajudam a reforçar os valores, o posicionamento e a diferenciação em relação à concorrência.
No caso da HTB Engenharia, o objetivo foi nomear uma nova linha de projetos, que usa a madeira engenheirada na estrutura dos edifícios. A técnica inovadora e pouco comum no país substitui o concreto em diversas etapas da obra, com melhora no desempenho, mais eficiência e sustentabilidade.
Na LEN toda criação de nome passa por uma fase inicial de reflexão pura. Um profundo exercício sobre o potencial que cada nome tem dentro da estratégia ampla de comunicação corporativa.
Depois de uma imersão total na técnica desenvolvida pela HTB, sugerimos uma série de direcionamentos para a criação do nome da linha, convidando representantes da própria equipe de projetos e desenvolvimento de negócios da empresa para participar de uma das etapas do processo criativo. Essa proximidade com o cliente deu resultado, tornando o trabalho mais assertivo.
O nome escolhido eWOOD cria uma associação direta da nova linha da HTB com a madeira e ressalta o caráter tecnológico do produto por meio da letra E, presente em palavras como “e-commerce” ou “e-mail”. A letra E remete ainda aos termos engineered, excellence, ecology, experience, entre outros relacionadas ao produto.
Esses conceitos serviram de base também para o desenvolvimento do logo e identidade visual. A nova marca foi apresentada este mês em uma live sobre Edifícios Corporativos de Madeira Engenheirada, que contou com o case especial da HTB.