Fácil, simples, online. Uma campanha para mostrar que doar para o Unibes Bazar é fazer o bem de forma prática, ganhando as pessoas não pela insistência, mas pela nobreza da causa. Foi assim que, já na escolha das palavras, preferimos um jeito leve de falar, sem imperativos, sem dizer doe já ou ligue agora. Em vez do tom mandatório comum nesse tipo de campanha, a ideia era evidenciar nossa capacidade de praticar uma boa ação.
Assim nasceu o #vocêpodedoar. A frase reforça o conceito de facilidade e sua hashtag se conecta à comunicação nas mídias digitais, com ações de displays, posts em redes sociais e uma campanha de mobilização no Facebook. A campanha abrange caixas distribuídas em diversos pontos da cidade para receber doações, cartas de agradecimento aos doadores, flyers, anúncios no guia de programação da Unibes Cultural, anúncios no Caderno Casa do Estado de São Paulo e na Revista Hebraica.
A caixa de papelão foi um dos elementos usados nos layouts. Ela não especifica um objeto a ser doado e sua versatilidade é estratégica, já que o Unibes Bazar recebe itens como sapatos, roupas, brinquedos, móveis e eletrônicos.
Uma das ações de grande destaque foi o envelopamento de nove caminhões da instituição. Dedicados a frete, funcionam como uma espécie de outdoor ambulante da marca. Veja nas imagens o rascunho de alguns estudos que fizemos até chegar ao formato atual do layout.
Para quem não conhece
O Unibes Bazar é uma iniciativa da Unibes, instituição centenária de auxílio a populações menos favorecidas. As doações coletadas diariamente são reunidas em um centro de distribuição e abastecem uma rede de cinco lojas em São Paulo, cuja renda gerada é totalmente revertida para projetos sociais. São mais de 15 mil pessoas atendidas por ano.