O Medical Center Paulista tem tradição no segmento de saúde. São 18 pavimentos e mais de 200 salas comerciais com diversas especialidades. Nos dois primeiros andares, o edifício tem serviços como farmácias, bancos e restaurantes. E mesmo com todas as facilidades, havia um problema crônico. Sua comunicação visual e a sinalização eram de difícil identificação pelo público. Isso prejudicava a circulação, inclusive o trabalho dos funcionários da área de segurança e recepção.
Nossa missão foi mudar esse cenário e transformar o Medical Center Paulista num ambiente receptivo e funcional. Para estruturar o trabalho, realizamos um estudo de fluxo conhecendo todas as áreas, os horários de pico e os melhores caminhos a serem percorridos no prédio.
O que fizemos é o que em comunicação visual chama-se wayfinding. É mais do que sinalização. Envolve o uso estratégico do design, da identidade de marca e das informações sobre uma área para facilitar o deslocamento das pessoas e trazer qualidade de vida.
Ações e resultados
O trabalho começou na área externa da entrada, que ganhou testeira e um totem com endereço ampliado. Essa ação foi útil pois muitos frequentadores confundiam o edifício com o Hospital Alvorada, na mesma rua.
Outra questão é que a recepção não possuía diretório – painel que indica o nome dos ocupantes de cada sala. Além do moderno diretório eletrônico, implementamos um totem no estilo dos usados em shopping para localização, que permite procurar os profissionais por nome e especialidade.
Como o público do edifício tem diferentes perfis, que abrangem pessoas de mobilidade reduzida e baixa acuidade visual, optamos por uma sinalização objetiva e de fácil leitura. A cor laranja remete à marca do Medical Center e destaca as placas indicativas. Os ícones por sua vez foram criação exclusiva para o projeto, mantendo uma comunicação integrada.
Os posicionamentos adequados de placas, totens, painéis e bandeiras de porta, bem como suas dimensões, resultaram de simulações em escala 1:1 no edifício. As informações reunidas viraram um guia detalhado, que orientou a instalação e serve de base para atualizações.
A nova sinalização ajudou a reduzir a fila nos elevadores, prova de que o design, quando bem planejado e executado, contribui para a qualidade de vida das pessoas.