Por que o mercado imobiliário precisa mudar?
7 de março 2017 | Marketing, Publicidade | Eduardo Len
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No mercado imobiliário falamos o tempo todo em mudança. Na maior parte dos casos essa mudança se refere ao novo apartamento dos clientes. Mas hoje quero falar de outro tipo. Quero falar da nossa mudança. A transformação pela qual todos que trabalham com esse mercado precisam passar. Eu já passei por ela e assumi como uma das minhas missões ajudar outras empresas a fazerem essa transição.
O mercado imobiliário ainda precisa se desprender de certos modelos que já não levam muito longe e que, em pouco tempo, não levarão a lugar nenhum. Quando falo disso estou falando da comunicação. Na publicidade, fazer as coisas sempre da mesma forma pode condenar sua mensagem a se perder no meio de tantas outras. E é isso que tem acontecido com muitos empreendimentos: pouca gente presta atenção neles.
Aqui na agência tenho a oportunidade de conversar com diversos empresários que nos procuram e eles fazem uma crítica que não é só daqueles que vivem o setor imobiliário. Você tem um produto excelente, um conceito original, uma campanha criativa, embora por alguma razão as vendas não decolem. E por que será? Arrisco dizer que muitas vendas ficam abaixo do esperado por um motivo, que se soma ao momento infeliz da economia: falha no canal de comunicação.
Mudar é acompanhar a mudança dos outros, nesse caso o seu público. Se antes o consumidor corria às bancas para comprar os classificados do fim de semana, hoje 90% das buscas de imóveis no país são feitas via internet, de acordo com uma pesquisa do site Ecommerce Brasil de 2016. Isso não mata aquele anúncio criativo, bacana, de página inteira na Veja, Folha ou Estado, mas com certeza faz repensar a estratégia e sugere direcionar boa parte dos investimentos para o meio digital – às vezes até barateando a campanha. O ponto aqui é decidir com base em dados recolhidos pelos diversos sistemas de informação, com o uso de softwares de BI – Business Intelligence.
Se você conhece corretores que continuam ligando em horários inconvenientes, saiba que 87% dos potenciais compradores preferem contato por e-mail. Outra: 98% dos entrevistados que buscavam um apartamento afirmaram que usam Whatsapp com frequência, abrindo a chance de contatos ou anúncios por esse canal.
Sábado e domingo costumam ser dias de maior movimento nas vendas, e isso você certamente já sabe. Existem, porém, outras boas oportunidades de fisgar o consumidor. A mesma pesquisa aponta que durante a semana há um aumento nas buscas na internet a partir das 20h, quando as pessoas chegam do trabalho. A faixa nobre também gira em torno das 11h, 14h e 15h, talvez durante uma pausa nas tarefas.
A comunicação não pode ter a pretensão de salvar as vendas de um empreendimento. Mas os canais digitais já fazem parte do dia a dia de quem procura um imóvel e conhecê-los é essencial para aparecer diante do público. Se você ainda não se beneficia desses recursos, chegou a hora de mudar.