O que é Marketing de Conteúdo? Saiba agora como isso pode ajudar você a fazer novos negócios
11 de abril 2017 | Branding, Marketing | Diego Fávero
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Marketing de Conteúdo é uma estratégia que usa posts no blog, artigos em sites, e-books, vídeos, infográficos e outros materiais para atrair, converter, fechar e encantar a persona do seu negócio, em diferentes pontos de jornada de compra dela. Funciona muito bem em estratégias de branding ou vendas. Este blog, que você lê agora, é uma estratégia de marketing de conteúdo, da LEN.
Até pouco tempo o leitor era interrompido inúmeras vezes durante a navegação em sites e blogs, por propagandas que não tinham nada a ver com ele. Isso porque o marketing trabalhava somente com mídia online baseada em anúncios e banners. Nesse caso, o consumidor acabava impactado por diversos produtos aleatórios. E o anunciante gastava verba com campanhas não convertidas em vendas.
E como o marketing de conteúdo mudou essa história? Em vez de interromper o leitor com propaganda em banners e pop-ups, as marcas o atraem por meio de conteúdos que tenham a ver com interesses deles. Isso inclui informação útil, capaz de sanar as “dores” que as pessoas buscam resolver no Google. Dessa forma o conteúdo atinge a persona certa, gerando valor para a organização, que ainda ganha reconhecimento de autoridade sobre o assunto publicado.
Levando em consideração tudo isso, sabe o investimento que as empresas perdiam anunciando em canais que não lhe traziam vendas, tanto online quanto offline? Diminuiu. E muito!
Você tem tudo para vender mais, mas pode estar deixando alguns consumidores para trás sem perceber
Suponhamos que você venda produtos para fotógrafos. Seu site não possui um blog, mas recebe visitas por meio de anúncios em Adwords – aqueles que dependem da escolha de palavras-chave e são exibidos nas pesquisas do Google. No seu caso, os anúncios estão bem localizados, logo na primeira página da busca. Eles são uma ótima estratégia de divulgação da sua marca, ainda que permitam você fisgar quase sempre só os leads de fundo de funil – assim chamados os que já decidiram qual produto comprar. Essa fatia do bolo, porém, é apenas a minoria.
Antes desse estágio no funil, há milhões de pessoas que estão no início do processo, descobrindo dicas de como tirar melhores fotos ou quais os melhores equipamentos, pois num futuro próximo pensarão em adquiri-los. O que fazer para não deixá-las de fora?
É fácil. Imagine que você possui um blog dentro do seu site e nele, conteúdos que abordam desde assuntos para quem está iniciando na fotografia (topo de funil) até para o profissional experiente (fundo de funil). Tais conteúdos foram trabalhados pensando em SEO e na experiência do leitor. Ou seja, possuem palavras-chave que milhões de pessoas estão buscando no Google, o que ajuda a atrair consumidores em diferentes estágios da jornada de compra. Esse tipo de estratégia dá oportunidade para você “fisgá-los” com diversas iscas digitais, como ebooks, infográficos e vídeos.
Veja só: com o marketing de conteúdo, sem a necessidade de pagar por anúncios, você está atraindo leitores e investindo muito menos do que investe em mídia tradicional. Sem contar que começa a entregar conteúdo de qualidade para que se torne referência no assunto que você entende e no campo em que atua. Esse lead bem trabalhado em uma automação de marketing, com a nutrição certa, será “levado” a etapas do funil até que se converta em vendas.
Ao adotar o Marketing de Conteúdo e divulgar os materiais produzidos, a sua empresa ganha mais visibilidade, podendo ser encontrada mais facilmente pelas pessoas que têm, ou podem vir a ter, interesse no seu serviço. Em um mercado tão competitivo, é imprescindível ser conhecido e “visto para ser lembrado”. O conteúdo de marcas é uma das ferramentas ideais para isso.