Como a Cultura Organizacional pode ajudar seu Branding
13 de março 2017 | Branding | Diego Fávero
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Você acredita que todos seus colaboradores estão alinhados em torno de sua marca, no que ela acredita e o que a torna diferente? Será que todos levantam da cama para irem trabalhar com a mesma disposição do CEO da empresa? Não adianta forçar todos decorarem a missão, visão e valores se suas percepções e alinhamento da cultura organizacional de sua empresa não está presente no dia a dia dos colaboradores.
A cultura organizacional é a construção de sua marca de dentro para fora. Ela representa o conjunto de comportamentos dos colaboradores, a forma de seus processos e o sentido de seus símbolos e rituais do cotidiano. É algo mais importante que os ativos de uma empresa. É a expressão interna da ética organizacional. Como já falamos em outro post, o branding é o processo de construção de uma marca e que também inclui o processo de definição de cultura interna e como os colaboradores devem acreditar onde estão aplicando seus conhecimentos diário.
Diversas empresas adotam um “kit boas-vindas” para o novo colaborador que representa parte da cultura organizacional que deve ser adotada desde então. “O pequeno livro vermelho” é famoso para os novos colaboradores que do Facebook, que encontram em cima de suas mesas no primeiro dia de trabalho. Nele há um mix de frases inspiradoras e afirmações sobre os valores e a história da empresa. O objetivo é unir a equipe e inserir os funcionários a seu ambiente. A Disney é outra referência de cultura organizacional – que até virou livro – e mostra “O Jeito Disney de Fazer Negócios”.
Quantas vezes já vimos, nas redes sociais, funcionários orgulhosos de suas empresas? O NuBank, uma startup de cartão de crédito, virou sonho de emprego de muitos jovens. Em seus posts no Facebook, como neste vídeo, mostra o engajamento de sua equipe. Tudo isso soma-se à construção do branding partindo de seu público interno.
A cultura organizacional pode ser comparada com a FÉ. As pessoas, que têm fé, acreditam e são alinhados, independente do nível, no que acreditam e são alinhados em como àquilo pode ser passado para frente. São “a voz do
negócio” da “marca”. Sabem na ponta da língua o que a torna diferente das demais. Mais do que missão, visão e valores. É viver a marca. Tudo o que seu RH faz para os colaboradores e o que espera deles deve ser regido pelo
espírito da marca. Há diversas práticas de RH que ajudam disseminar a cultura organizacional e, consequentemente, a percepção de seu público interno perante sua marca.
Veja algumas formas da cultura organizacional ajudar a construção de sua marca:
- Prepare um kit boas-vindas
- Mostre alguns vídeos de atividades em grupo
- Ensine a jornada de compra do seu negócio
- Conte boas histórias de seu negócio
- Apresente aos demais colegas
- Promova encontros mensais com palestrantes de fora
- Reconheça o colaborador em público
- Dê feedback constantemente
- Escute seu funcionário sobre suas percepções
- Pratique dinâmicas em grupo
- Promova a cultura da comunicação interna
- Ofereça treinamentos constantemente
- Execute sua cultura diariamente e não deixe-a esfriar
- Mantenha a transparência de seus negócios para todos os colaboradores
- Aplique metas mensais e plano de reconhecimento
- Tenha um plano de carreira muito bem definido e transparente
Executivos executam o negócio. Colaboradores, promovem. Dê o exemplo decima para baixo, partindo do presidente e sendo transversal para todos. Do “P ao P” – do presidente ao porteiro. Todos devem estar alinhados ao mesmo
propósito e a mesma cultura da empresa, que deve ser o “ar” que todos respiram e o alimento que os mantém com a mesma disposição do CEO, ao acordarem e irem para o trabalho. Faça com que cada um de seus colaboradores sintam-se orgulhosos de onde trabalham; que acreditem no propósito da marca falando com frequência para seus amigos e familiares. Eles precisam estar cientes de que estão fazendo algo legal e contribuindo para o sucesso da marca. Uma vez que sua cultura organizacional estiver alinhada com sua visão e imagem, os colaboradores irão levar a missão de dentro para fora, trazendo sua rede para mais perto de sua marca e fortificando seu branding. É preciso estudar, planejar, implementar, medir, corrigir, realinhar. O sucesso de sua marca vêm de dentro pra fora; nunca se esqueça disso.