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5 insights para vc escolher sua próxima agência de comunicação

15 de março 2017 | , , , , , , , , , | Eduardo Len

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Conceito e design são essenciais gerar relevância às marcas. No entanto, na ânsia de transformar campanhas em obras de arte, ou premiações pelo mercado, algumas agências deixam de lado questões tão essenciais quanto a beleza da comunicação, como eficiência, estratégia e mensagem. Depois que o resultado não apareceu, certamente você procura resolver o problema contratando novas agências, que repetem os mesmos vícios, pois são vícios comuns do setor. E assim o mercado acumula campanhas muito bonitas por fora, embora de baixa consistência, porque nem sempre servem aos propósitos reais dos clientes.

Ser uma agência disruptiva não é só usar business intelligence ou ocupar um espaço de co-working. A inovação também acontece nos processos internos e no relacionamento com o cliente.

E como identificar se uma agência é assim? Aí vão cinco dicas:

Atendimento

Tire a agência da embalagem. Vá além do portfólio que ela apresenta.

Conheça o atendimento, com quem você vai lidar quase diariamente, recebendo a solução que pediu ou a novidade que nem sabia que ia gostar tanto. O atendimento atuante convida o cliente a fazer parte, sem medo de trazê-lo a um bate-papo com os criativos e às vezes até criar em conjunto, por que não?

Criação

A agência que você precisa não defende ideias

A boa ideia não precisa ser defendida, pois não está sob ataque. Ela já evidencia a que veio e não precisa de tantos argumentos, pois a boa ideia é praticamente autoexplicativa. As melhores agências podem até economizar em custos, embora não economizem em ideias. Oferecem dois, três ou até mais caminhos diferentes para resolver o mesmo problema sem impor as próprias opiniões.

Mídia

Agências não precisam seguir o tempo todo as práticas do mercado só porque são práticas do mercado

A área de mídia das agências tem o hábito de cobrar do cliente um percentual sobre cada material veiculado na TV, no jornal, no rádio, na internet, entre outros canais. No entanto, isso não precisa ser sempre desse jeito, até porque se trata de um modelo que me parece desconfortável. Afinal, como a agência pode fazer um trabalho consciencioso se ela vai ganhar mais sempre que seu cliente gastar mais?

Usei o exemplo da mídia, mas o principal é que a agência esteja sempre avaliando os próprios hábitos para trazer melhores resultados.

Planejamento

Comunicação, uma ciência exata

Desconfie das agências que usam muito mais palavras do que números para se comunicar com o cliente. Isso precisa estar muito bem calibrado. A agência de comunicação certa tem profissionais especializados em ler índices, dados e analytics, construindo estratégias com base neles.

Tráfego

O seu job precisa estar sempre na agenda

Procure saber se os profissionais que trabalham na agência se encontram. Se sim, descubra como e com que frequência.. Reunir para planejar, discutir cases de sucesso e insucesso, aperfeiçoar processos e colocar o job dos clientes na agenda é hábito de agências integradas, onde todas as áreas resolvem os problemas do seu negócio. São cabeças conectadas, pensantes e dispostas a organizar sua vida. Um tráfego forte também favorece a agilidade na entrega, gerenciando os trabalhos que estão na casa e promovendo respostas mais rápidas ao cliente.

*Texto publicado originalmente em LinkedIn.


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