EXPRESSÃO DA MARCA E IDENTIDADE

Afinal de contas, o que a sua marca é e como ela evolui?

Não importa se você está construindo uma nova marca ou atualizando a atual. A maneira como sua marca se expressa vai tangibilizar sua estratégia de marca e a tornará relevante perante seus públicos.

SUA MARCA SE COMUNICA TANTO DA FORMA COMO APARECE QUANTO PELO QUE DIZ!

Quando falamos de identidade, muita gente pensa na identidade visual, nas cores, na fonte, no grid, nas formas de aplicação do logo. Mas uma identidade de marca consistente abrange muito mais que isso. Ela abrange a linguagem visual de imagens, o tom de voz, vocabulário e mensagens que reforçam seu posicionamento.

É ela que vai guiar toda a comunicação da empresa, seja ela interna ou externa. Desde seus materiais de comunicação básicos como folhetos e catálogos até seus anúncios. Vale lembrar que estamos na era da informação e conteúdo, com as redes sociais e blogs dominando os meios digitais no relacionamento com as pessoas.

ENTÃO, MAIS QUE UMA IDENTIDADE BONITA, É PRECISO PENSAR E EXECUTAR NA FORMA COMO SUA MARCA CONVERSA E EXECUTÁ-LA.

Os 7 pontos essenciais de uma identidade de marca forte.

1- Assegure que todos os elementos de expressão (cores, fontes, grid, assinatura, imagem, tom de voz) reflitam seu posicionamento e atributos de marca.


2- Garanta que seu brandbook ou guia da marca apresente todos esses elementos e explique de forma didática os porquês de cada coisa.


3- Inclua exemplos práticos da aplicação da identidade em diversos materiais.


4- Mantenha o seu brandbook IMPRESSO em cima da sua mesa, assim como nas mesas das demais pessoas que de alguma maneira produzam materiais e conteúdos na sua empresa.


5- Treine cada novo colaborador da área de comunicação e marketing.


6- Não envie somente o guide de marca, é preciso treinar seus parceiros e fornecedores. Uma apresentação de 1 hora com a equipe de criação e atendimento vai poupar-lhe muito trabalho de revisão.


7- Não mude o guide de marca a cada novo responsável de marketing na sua empresa. Pode parecer óbvio, mas é mais comum que parece. Imagine se cada novo responsável de marketing na Coca-Cola resolver mudar a cor do vermelho.


Precisa criar ou atualizar a expressão / identidade de marca da sua empresa?

 

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