Núcleo de vida comunitária. Centro de esporte, cultura e lazer. Reduto de narrativas humanas. Muitas são as facetas da Hebraica. No final de 2011, interessada em montar uma exposição permanente para resgatar sua história, a diretoria do clube nos chamou para fazer a curadoria e a produção da mostra. O projeto, realizado no tempo recorde de três meses, englobou uma série de etapas: levantamento do conteúdo em acervo, entrevistas e pesquisas, definição da comunicação visual e dos recursos audiovisuais e implantação propriamente dita.
Utilizamos nosso conhecimento no processo de exposições corporativas para criar um projeto especial que narra seis décadas de história e que promove o envolvimento dos visitantes por meio de recursos multimídia, com monitores touchscreen, iPads, além de vídeos e stop motion em monitores e portarretratos digitais. Para reforçar a identidade institucional, idealizamos a linguagem da comunicação visual privilegiando as cores da Hebraica – azul e amarelo –, e a Estrela de Davi como um símbolo que não interferisse na marca do clube.
Conceitualmente focamos em pessoas, revelando o aspecto humano e o envolvimento dos voluntários, gerando identificação por parte dos frequentadores do clube de todas as idades e perfis. A adesivagem do espaço facilitou a integração com as áreas comuns, enquanto a acessibilidade permitiu a visitação de cadeirantes. A partir de eixos temáticos, os visitantes puderam vivenciar os fatos decisivos da trajetória da instituição, como a gestão dos 14 presidentes, grandes eventos, visitas de personalidades do Brasil e do exterior e, também, temas e capas da revista Hebraica, evolução do logotipo e efemérides.
A Linha do Tempo, dividida por décadas, uma das áreas mais visitadas, permitiu acessar os fatos mais marcantes em telas touchscreen. Peças históricas como a pedra fundamental e a primeira ata também puderam ser vistas. “Hebraica: a história de todos nós”, em cartaz desde o ano passado, revê a história e mostra como a maior instituição judaica do mundo segue em direção ao futuro.